Como prevenir gripes e constipações
Por que é que nos constipamos?
Os responsáveis por apanharmos uma constipação são os vírus, que "viajam" sobretudo por via aérea, através das mucosas e das partículas originadas quando falamos, tossimos ou espirramos. O cansaço, a ansiedade, bem como a asma e as alergias, em conjunto com a predisposição do nosso sistema imunitário, fazem com que o organismo fique mais sensível. No tempo frio - Outono e Inverno - as constipações e gripes são mais frequentes, pois passamos mais tempo em espaços fechados, aumentando o risco de contágio entre pessoas, e porque os vírus responsáveis por estas doenças transmitem-se com mais facilidade em ambientes frios.
A propensão às constipações está diretamente relacionada com o sistema imunitário. E é aqui que surge a pergunta de um milhão de dólares: é possível de alguma forma prevenir as constipações? Se há pessoas que nunca ficam constipadas, é porque sim! Mas, porquê? Provavelmente porque um organismo saudável, bem alimentado e limpo, por dentro e por fora, defende-se melhor dos vírus do que os outros.
Como podemos evitar os vírus?
Com higiene:
- Lave bem as mãos depois de espirrar.
- Deite os lenços de papel no lixo depois de os usar.
- Utilize desinfetantes.
Protegendo o organismo:
- Com um regime alimentar saudável, completo e natural, com alimentos frescos e integrais.
- Evite os produtos processados e refinados, assim como os principais produtores de muco, como os lacticínios, o trigo e o açúcar.
- Escolha alimentos ricos em água e micronutrientes que a ajudem a depurar o organismo, como verduras, algas e cereais integrais.
- Cozinhe da forma mais saudável possível: ao vapor e salteado e evite os fritos e gratinados.
Alimentando as defesas com:
- Um aporte adequado de vitaminas, nomeadamente vitamina A, C, D e vitaminas do complexo B.
- Exercício físico e sauna, que contribuem para o bem-estar geral e estimulam o sistema imunitário
Como aliviar os sintomas?
A congestão nasal, a febre, as secreções nasais e as dores musculares e de cabeça são díficeis de suportar. Uma das formas de aliviar os sintomas é a utilização de medicamentos para a gripe e constipação, no entanto, deve sempre consultar o seu médico ou farmacêutico.
Ilvico comprimidos: uma solução eficaz no alívio da febre, congestão nasal e dores de cabeça e no corpo;
Ou
Griponal comprimidos efervescentes: uma solução rápida no alívio dos sintomas da gripe e constipação devido ao seu formato efervescente.
Para complementar pode aplicar Vicks Vaporub à noite, que alívia a congestão nasal e a tosse e, adormeça os sintomas da constipação.
*Griponal, comprimido efervescente. Medicamento para o tratamento de sintomas das gripes e constipações para maiores de 12 anos. Contraindicado na doença hepática grave e em doentes tratados com IMAO. Leia o folheto informativo e rotulagem e, em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, consulte o seu médico/farmacêutico.
Ilvico, comprimido revestido, para tratamento dos sintomas das constipações e gripes. Precaução na insuficiência hepática/renal, anemia, afeções pulmonares/cardíacas, hipertrofia da próstata e crianças menores 6 anos. Contém lactose. MNSRM. Leia o folheto informativo e se os sintomas persistirem consulte o médico/farmacêutico.
Vicks Vaporub pomada, associação, está indicado no alívio sintomático da congestão das vias respiratórias superiores e tosse associada a gripes e constipações em adultos e crianças com mais de 30 meses (uso cutâneo) e adultos e crianças com mais de 6 anos (inalação). MNSRM. Leia o folheto informativo e se os sintomas persistirem consulte o médico/farmacêutico.
MAT-PT-VICKS-23-000055